SEMARH
Governo do Piauí
Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí
Programa Estadual Pró-Equidade de Gênero, Raça e Diversidade
O Programa Estadual Pró-Equidade de Gênero, Raça e Diversidade tem como propósito difundir novas concepções na gestão de pessoas e na cultura organizacional, combatendo dinâmicas de discriminação e desigualdades de gênero, raça e diversidade no ambiente de trabalho. Busca, ainda, promover equidade nas relações formais de trabalho e na ocupação de cargos de direção.

Nacional

Pró-Equidade no Governo Federal

Criado em 2005, o programa foi desenvolvido para alcançar a igualdade entre mulheres e homens nos espaços formais de trabalho, considerando também as desigualdades étnicas. Desenvolvido com organizações de médio e grande porte no Brasil, desempenha um papel relevante ao conscientizar dirigentes, empregadores e empregadoras sobre a importância de enfrentar os entraves à maior participação de mulheres no mercado formal de trabalho. Essa iniciativa é essencial para a garantia de seus direitos.

Além disso, o programa reforça o compromisso do Governo Federal em promover ações que valorizem o trabalho das mulheres, contribuindo para um modelo econômico e social mais justo, que combata desigualdades e discriminações. Essa política beneficia não apenas as mulheres, mas a sociedade como um todo.

No Piauí

Pró-Equidade no Governo Estadual

O Programa Estadual Pró-Equidade de Gênero, Raça e Diversidade foi criado em 2021 e está na sua 4ª edição em 2024. Esse programa é uma ação do Governo do Estado do Piauí que, por meio da SEMPI (Secretaria das Mulheres), reforça a missão do Estado na execução das políticas públicas voltadas para garantir direitos, promover a igualdade e incorporar as mulheres como sujeitos políticos.

Na SEMARH

Pró-Equidade na SEMARH

A adesão a um programa de equidade reflete o compromisso com a justiça social, assegurando que todos os colaboradores tenham acesso a oportunidades iguais, independentemente de suas características pessoais. Organizações que valorizam a diversidade tendem a ser mais inovadoras e criativas, pois diferentes perspectivas enriquecem a tomada de decisões e melhoram a qualidade dos serviços públicos.

Ambientes inclusivos também promovem maior satisfação e engajamento dos colaboradores, reduzindo a rotatividade e aumentando a produtividade. Para órgãos públicos, a responsabilidade é ainda maior: é necessário refletir a diversidade da sociedade que servem. Um programa de equidade demonstra o compromisso em atender às necessidades de todos os cidadãos e alinhar-se às legislações e diretrizes de direitos humanos, promovendo um ambiente de trabalho ético e livre de discriminações. servimos.

Objetivo Geral

O programa tem como objetivo criar um ambiente inclusivo e justo que valorize a diversidade, garantindo que todos os colaboradores tenham acesso equitativo a oportunidades, recursos e reconhecimento, independentemente de características como cor, raça, gênero, religião ou orientação sexual.

Além de melhorar a satisfação e o engajamento dos colaboradores, o programa busca fortalecer a cultura organizacional, fomentar a inovação e a produtividade, e assegurar que a instituição esteja preparada para atender às necessidades da comunidade de forma eficaz.