Publicada em 17/05/2024, 15:00:00
Publicada em
17/05/2024, 15:00:00
Semarh e Corpo de Bombeiros capacitam 145 brigadistas na região dos Carnaubais
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e o Corpo de Bombeiros realizaram em Campo Maior, na quinta-feira (16), a entrega de certificados de 145 brigadistas florestais treinados pelos órgãos.

O coordenador de Prevenção e Combate a incêndios da Semarh, Shandallye Araújo, destacou que as instruções florestais visam à prevenção de incêndios e à preservação ambiental. “A Semarh tem se antecipado, formando brigadistas em todo o estado para fortalecer o combate aos focos de incêndio florestal, promovendo palestras educativas sobre o tema e reflorestamento nas áreas queimadas nos municípios. Estas ações fazem parte do eixo Piauí no Clima, que faz parte das metas coordenadas pela secretaria”, acrescentou.
Também por meio do programa PRO Verde Piauí, foram distribuídas 11 mil mudas nativas e frutíferas, contribuindo para a arborização dos municípios e a recuperação de áreas degradadas.
Também por meio do programa PRO Verde Piauí, foram distribuídas 11 mil mudas nativas e frutíferas, contribuindo para a arborização dos municípios e a recuperação de áreas degradadas.
A capacitação envolve ainda palestras de educação ambiental nas escolas públicas direcionadas a conscientização dos alunos em relação às queimadas e mudanças climáticas, e reflorestamento de áreas.
Os municípios presentes e beneficiados foram: Coivaras; Buriti dos Montes; São Miguel do Tapuio; Nossa Senhora do Nazaré; Jatobá do Piauí; Juazeiro do Piauí; José de Freitas; Campo Maior; Assunção do Piauí e Cabeceiras.
Na ocasião, houve um treinamento in loco com os brigadistas de Zona de Pouso de Helicóptero (ZPH), com o apoio da Polícia Militar, ação que facilita o acesso mais rápido aos locais de incêndio.
Além da certificação, foi realizada a entrega de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e materiais de combate a incêndios dos municípios da região dos Carnaubais do Piauí. Essa iniciativa contempla o eixo Piauí no Clima, do programa ECO Piauí, que faz parte do plano de metas de gestão da Semarh.