Publicada em 10/04/2025, 16:10:22
Publicada em
10/04/2025, 16:10:22
Estudantes de Biologia da UFPI visitam Sala de Monitoramento Climático da Semarh
A Sala de Monitoramento e Previsão de Eventos Climáticos Extremos do Piauí recebeu, nesta quinta-feira (10), estudantes do curso de Biologia da Universidade Federal do Piauí (UFPI), sob a orientação da professora Marlete Moreira Mendes Ivanov, para uma visita técnica. A atividade teve como objetivo aprofundar o conhecimento dos alunos sobre os processos de monitoramento hidrometeorológico e sua importância para a gestão ambiental no estado.

Durante a visita, a climatologista da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh), Sara Cardoso, apresentou aos estudantes os sistemas e ferramentas utilizados pela Sala de Monitoramento para o acompanhamento de eventos climáticos extremos. Ela explicou que “o monitoramento abrange aspectos hidrológicos, meteorológicos e ambientais, resultando na elaboração de boletins informativos destinados à população e à gestão estadual”. Além disso, destacou o acompanhamento dos incidentes florestais, realizado como medida de prevenção ao desmatamento.
O estudante Francinaldo Oliveira compartilhou sua experiência, ressaltando que a visita proporcionou acesso a informações precisas e confiáveis, enriquecendo seu entendimento sobre o tema. "Foi uma visita muito interessante, onde a climatologista destacou pontos que, muitas vezes, passam despercebidos, enfatizando a importância de diferenciar informações corretas de dados interpretados erroneamente. Essa conscientização influencia, diretamente, na forma como a população reage e busca soluções para questões ambientais”, disse.

Alunos da UFPI conhecendo o sistema de medição pluviométrica
A iniciativa reforça a relevância de integrar conhecimentos acadêmicos com práticas institucionais, proporcionando aos futuros biólogos uma compreensão mais ampla e aplicada dos desafios e estratégias envolvidos na gestão ambiental no Piauí.