Publicada em 28/02/2025, 18:04:19
Publicada em
28/02/2025, 18:04:19
Dez municípios do Piauí recebem novos brigadistas de Incêndio Florestal
Dez municípios do Piauí receberam novos brigadistas de incêndio florestal após um treinamento realizado pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH) em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar.
A cerimônia de entrega dos certificados e dos equipamentos de proteção individual (EPIs) aconteceu em Esperantina, nessa quinta-feira (27), e contou com a participação de representantes dos municípios de Campo Largo do Piauí, Matias Olímpio, São João do Arraial, Miguel Alves, Cocal, Cocal dos Alves, Piracuruca, Novo Santo Antônio e São João da Fronteira.
Os novos brigadistas receberam treinamento teórico e prático sobre o comportamento do fogo e o combate a incêndios, com foco em segurança, uso de EPIs e técnicas de prevenção e controle de queimadas. As autoridades presentes, como o Major Dênio Marinho, diretor de Fiscalização Ambiental e Controle Florestal da Semarh, a Auditora Ambiental também da Semarh, Amanda Gomes Lages, e o coordenador de Instrução, Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais da Semarh, Shandallyê Araújo, enfatizaram a importância da prevenção de incêndios florestais e a necessidade de conscientização da sociedade civil sobre o manejo do fogo.
Entrega de Kits
A Semarh entregou kits de EPI para os brigadistas, compostos por calças com tratamento antichama, coturnos, cintos e bonés.
"É muito importante termos brigadistas qualificados e preparados atuando em cada município, pois eles são os primeiros a responder a um incêndio, garantindo uma resposta rápida e eficiente para a segurança da população", destacou o Major Dênio Farias Marinho, diretor de Fiscalização Ambiental e Controle Florestal da Secretaria de Meio Ambiente.
Investimento e Expansão do Programa
Desde 2023, o Governo do Estado já formou 75 brigadas municipais e capacitou 975 brigadistas para atuar na prevenção e combate aos incêndios florestais. Esse investimento tem sido fundamental para fortalecer a resposta rápida aos focos de incêndio, protegendo o meio ambiente e garantindo a segurança da população.
O Secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Daniel Oliveira, ressaltou a importância desse trabalho: "A formação de brigadistas municipais é um compromisso do Governo do Estado com a proteção ambiental e a segurança das comunidades. Com equipes bem treinadas e equipamentos adequados, conseguimos atuar de forma preventiva e eficaz no combate aos incêndios, reduzindo os impactos ambientais e sociais causados pelo fogo".